Disciplina - Lingua Portuguesa

21. Poesia concreta

Professor, esta aula objetiva o estudo de alguns conceitos em obras do Concretismo no Brasil, e a relação da poesia com outras artes, principalmente a música.

Bastante conceitual, e baseado menos na expressão pessoal do que num certo rigor estrutural, o experimentalismo dos concretistas, desde o final dos anos 50 e com manifestações variadas até os dias de hoje, buscava uma adequação da palavra às diversas técnicas modernas de comunicação. Os principais teóricos do movimento no Brasil renegavam a estilização alegórica praticada na poesia e preferiam a utilidade “racional” da palavra na aproximação do poema com o objeto/produto industrializado, concebendo seu projeto como:

"Produto de uma evolução crítica de formas dando por encerrado o ciclo histórico do verso (unidade rítmico-formal)"

A poesia concreta, como vanguarda, negava o tradicionalismo verbal para focar o futuro e instaurar de vez uma poética moderna e universal que explorasse todas as possibilidades da palavra:

“verbivocovisual – coincidência e simultaneidade da comunicação verbal e não verbal, com a nota de que se trata de uma comunicação de formas, de uma estrutura-conteúdo, não da usual comunicação de mensagens"

Para saber mais sobre a teoria dos concretistas acesse o link do "Plano piloto da poesia concreta", disponível em: http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/plano-piloto-para-poesia-concreta


poetas concretistas




































Triângulo concretista: Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos, 1952.
Fonte: www.poesiaconcreta.com.br/foto_view.php?id=2

Para possibilitar a seus alunos um conhecimento inicial sobre o concretismo, acompanhe-os até a sala de informática e indique para a turma a pesquisa dos textos abaixo:

Divida a turma em três grupos, cada qual devendo acessar um dos links:

Poesia concreta. Disponível em:  http://tropicalia.com.br/ruidos-pulsativos/geleia-geral/poesia-concreta

Um caso: a poesia concreta. Disponível em:  http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/um-caso-a-poesia-concreta

Plano piloto da poesia concreta. Disponível em: http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/plano-piloto-para-poesia-concreta

Após a pesquisa, converse com os alunos buscando extrair as observações e conclusões que eles tiveram em relação aos textos, focando, principalmente: a noção de poesia como "produto" de formas, para qual vale muito o "espaço gráfico" como agente estrutural, sua relação com o "ideograma" e a "montagem", e sua "estrutura dinâmica", de movimento, análoga também à música.

Registre no quadro as observações relativas a cada texto lido e demonstre aos alunos como se pode perceber em todos eles uma coerência conceitual sobre a poesia concreta.

Para que os alunos possam sentir como isso se dá graficamente, indique a pesquisa do poema "Velocidade" de Ronaldo Azeredo:

poesia concreta























(Disponível em: http://www.poesiaconcreta.com.br/poema.php?id=116)

1) Para acessar o áudio e a imagem do poema, basta acessar o link: http://www.poesiaconcreta.com.br/audio.php?page=12&ordem=asc , e selecionar o título Velocidade entre os poemas da página.

2) Em seguida, do lado esquerdo da tela, surgirão três quadrinhos vermelhos (um de imagem e dois de áudio). Selecionando os quadrinhos, seus alunos poderão visualizar o poema e ouvir a declamação e uma musicalização do texto.

Após a pesquisa, inicie um debate com os alunos buscando entender como foi sua percepção em relação aos efeitos provocados pela grafia e pela disposição das letras do poema no momento da leitura. Há uma analogia com o movimento, na montagem sobre o papel, que permite a leitura em diversas direções, além dos efeitos de sentido provocados pela inclusão do som musical à palavra escrita.

Essa atividade foi extraída da aula Poesia concreta do professor Wendell de Freitas Amaral - Juiz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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