Disciplina - Lingua Portuguesa

29. Trabalhando o gênero: texto teatral

Sala de aula :: Sugestões de atividades :: Trabalhando o gênero: texto teatral
Distribua o texto Busca ao tesouro, de Monteiro Lobato, aos alunos e peça que eles observem a apresentação (formatação) do texto. Pergunte-lhes: Vocês sabem que nome recebem os textos organizados dessa forma? Por que são organizados assim?

Professor, essas questões devem verificar se os alunos são capazes de reconhecer o texto de teatro. Selecione alguns alunos para fazer a leitura do texto em voz alta, cada aluno deve representar um personagem (Dona Benta, Pedrinho, Emília, Visconde, Cuca, Saci etc.).

Busca Ao Tesouro
(Monteiro Lobato)

1ª CENA

Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.

Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?

Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.

Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita-se)

Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho.

Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)

Pedrinho: Ai, doeu sabia!

Emília: Você não pediu?

Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.

Emília: E então, está preparado?

Pedrinho: Preparado pra quê?

Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.

Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?

Emília: O que você vai procurar.

Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

Emília: Porque você foi o escolhido.

Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

2ª CENA

Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora, em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...

Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá? Estou perdido. E agora! O que faço?

Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Pra onde você está indo?

Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.

Visconde: Que tesouro é esse?

Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.

Visconde: Posso ir com você?

Pedrinho: Eu acho que pode.

Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)

Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)

3ª CENA

Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.

Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.

Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?

Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?

Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?

Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?

Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.

(Fonte: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=725&cat=Infantil&vinda=S )

Professor, converse um pouco com os alunos sobre teatro, aproveite também para observar se eles já participaram ou assistiram eventos teatrais. Caso a escola já tenha realizado alguma apresentação, lembre-os desse episódio. Permite que os alunos narrem as suas experiências com esse tipo de espetáculo.

Teatro

Teatro, do grego théatron, é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Teatro é também o termo usado para o local onde há jogos, espetáculos dramáticos, reuniões, apresentações etc.

Após a discussão, solicite que os alunos leiam novamente o texto. Agora já familiarizados com a história, oriente-os para que realizem uma leitura eloquente, interpretando cada fala dos personagens de acordo com a pontuação empregada. Professor, faça algumas perguntas oralmente aos alunos:

1. Que personagens atuam nessas cenas?

2. Qual era a grande missão de Pedrinho?

3. Quem se oferece para ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?

4. Por que Dona Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em ajudá-la? Por quê?

Com base nas cenas lidas, proponha aos alunos que realizem as atividades abaixo por escrito:

1. Em textos como esse, de que maneira o leitor sabe quem é o personagem que está falando?

2. Como conversamos, as peças teatrais existem para serem encenadas por atores, em um teatro, diante de um público. Mas tudo começa com um texto escrito como esse que você acabou de ler. Dessa forma, quem são os leitores de um texto teatral?

3. As frases entre parênteses fazem parte da conversa entre os personagens? Para que elas servem?

4. No trecho: “Pedrinho: Ai, doeu sabia!”, qual é o efeito do ponto de exclamação?

5. Releia o texto e identifique dois exemplos em que o ponto de interrogação indica que o personagem espera a resposta para a sua pergunta? Identifique também um trecho em que o ponto de interrogação indica apenas uma dúvida, um questionamento do personagem, sem esperar uma resposta do seu interlocutor?

6. O que indicam as reticências empregadas no texto?

7. Com base nas suas respostas anteriores, conclua. Qual é a importância da pontuação em um texto teatral?

Professor, faça a correção das atividades de forma que mais de um aluno possa apresentar a resposta de um mesmo item. Assim eles poderão contrastar as respostas dadas.

Construa coletivamente as respostas das atividades e anote-as na lousa. Em seguida, sob a sua orientação, proponha que os alunos se reúnam em duplas e construam um parágrafo apresentando as características do gênero texto teatral. Após a elaboração do texto, selecione alguns alunos para fazer a leitura em voz alta. Caso as duplas, deixem de mencionar alguma característica importante, ajude-os a completar o texto.

Essa atividade foi extraída da aula Trabalhando o gênero: texto teatral, da professora Joseli Rezende Thomaz - Juiz de fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: