Disciplina - Lingua Portuguesa

30. O texto e a construção do sentido

Professor, é necessário que você faça a leitura dos textos antes de apresentá-los ao aluno. Pesquise anteriormente para ter informações adicionais durante a discussão.

Procure trabalhar cada aula numa perspectiva de interatividade, promova um ambiente de reciprocidade. Explore cada abordagem prevista para as aulas dentro da perspectiva do aluno. Se necessário, imagine-se no lugar do aluno, pense sob a perspectiva dele, mas não o subestime e, ainda que isso aconteça, prepare-se para ser surpreendido.

O importante é não centrar a aula em você, na transmissão de conhecimentos. Preocupe-se em envolver sempre o seu público e construir as aulas coletivamente.

1ª aula (50 minutos)

Professor, o texto a ser trabalhado pode ser acessado em: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/06/30/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=69442/em_noticia_interna.shtml.  Acesso em: 17/09/09.

Indague aos alunos se eles sabem o que significa Japaraíba; quais imagens são construídas mentalmente a partir da palavra; se ela se constitui de uma palavra composta, qual seria a sua origem. A previsão de retorno é que as respostas sejam as mais variadas e as justificativas também. Essa atividade tem o objetivo de aguçar a curiosidade dos alunos, para que se envolvam com o texto antes mesmo de tê-lo em mãos.

Apresente, inicialmente, apenas parte do texto, trabalhe a previsibilidade, as expectativas de leitura, a observação global do texto. Estimule os alunos a observarem os detalhes, as pistas que são deixadas durante toda a construção do texto, questione-os, instigue-os, permita que eles levantem hipóteses. 

A exibição deste texto pode ser feita através do data show, de transparências ou mesmo de cópias xerográficas. O ideal seria a exibição utilizando a mídia, porque a interação será maior, uma vez que todos estarão ao mesmo tempo observando e comentando suas impressões. Isso direciona o olhar dos demais, provocando-os a concordar ou discordar com os pontos apresentados.  

Professor, é necessário que você leia todo o conteúdo do texto previamente, pois somente assim será possível conduzir toda a discussão. Como você poderá constatar, Japaraíba é uma cidade do interior de Minas Gerais que teve um resultado expressivo no que tange a educação no país. A reportagem se propõe a "investigar" qual a estratégia da cidade para obter esse resultado.

Quando observamos a foto que acompanha a reportagem, logo imaginamos que o diferencial é a informática, mas depois percebemos que, na verdade, há uma estrutura bem montada e administrada pela administração local.




Para o início da exploração das previsões de leitura por parte dos alunos, neste momento, é importante que sejam levantadas hipóteses. Use o título num primeiro momento e, de acordo com as respostas obtidas, amplie para a leitura da imagem e legenda apresentadas.

A seguir algumas sugestões de perguntas a serem feitas aos alunos. Você pode propor outras de acordo com o nível de leitura que possuem seus alunos. 

a ) Já ouviram falar de Japaraíba?

b) Onde acham que ela se situa? Em zona rural ou urbana?

c) A partir do título, qual seria o assunto (tema) abordado?

d) É possível levantar outros assuntos que poderiam ser decorrentes desses que vocês apontam? Por que vocês acham isso?

e) Qual a relação que podemos estabelecer entre a imagem e o título?

f) A legenda confirma todas as hipóteses levantadas até agora ou algumas delas apenas? Quais?

g) O que dentre as hipóteses levantadas poderia não ser confirmado pela legenda? Por quê?


Essa atividade foi extraída da aula O texto e a construção do sentido, da professora Liliane Gomes Falcão - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: