Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

14/12/2009

Cinco gêneros textuais na redação da UFPR

Cinco gêneros textuais na redação da UFPR.
Para ter se saído bem na redação, os canditatos deveriam estar por dentro dos acontecimentos atuais e ter conhecimento de diversos gêneros.
Na segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná, os candidatos fizeram a prova de Compreensão e Produção de Textos. Foram cobrados cinco gêneros diferentes, que tratavam de temas da atualidade. Um dos gêneros exigidos na redação foi uma dissertação defendendo o uso do biocombustível. Outra proposta apresentava a fábula A Raposa e as Uvas, na versão feita por Monteiro Lobato, e a partir dela e da moral da história o cadidato deveria fazer uma narração em 1ª ou 3ª pessoas, mantendo os elementos da fábula, mas utilizando personagens humanos. Outra questão era dar continuidade a um texto, concluindo-o em até 8 linhas. Este foi atribuído ao cantor e compositor Hebert Vianna, do Paralamas do Sucesso. O texto refere-se à valorização da vaidade e a obsessão pela beleza, em detrimento da fé e da religião. Outro gênero pedido foi o resumo de 10 linhas de um artigo do cantor e compositor Zeca Baleiro (A rede Idiota), publicado na revista Isto É, em setembro de 2009. No texto, o artista fala sobre a invenção da internet e sobre a idiotização de seus usuários, citando inclusive Philip Roth, que defende, em sua obra A Marca Humana, que “as pessoas estão cada vez mais idiotas, mas cheias de opinião”. E, por fim, foi solicitada a transposição do discurso direto para o indireto, de um trecho da entrevista de Alain de Botton, filósofo suíço radicado em Londres, à revista Época, também em setembro deste ano. Na entrevista, ele fala sobre a felicidade no trabalho.
Esta notícia pode ser lida na íntegra no sítio
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vestibular2009/conteudo.phtml?tl=1&id=954233&tit=Prova-de-redacao-da-Federal-cobra-cinco-generos-diferentes  acesso em 14/12/2009
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.