Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

22/10/2007

Escolas públicas trilingues

Vinte e seis escolas da cidade de Buenos Aires, Argentina, são trilingues e pelo menos cinco delas, ensinam o Português como terceiro idioma. Um exemplo é a Escola Número 9, do Distrito 18, Província de Misiones, que além de adotar o Português ao lado do Espanhol e do Inglês, tem dois alunos brasileiros. As outras escolas incorporaram outras duas linguas latinas: o Italiano e o Francês.

A coordenadora de Escolas Plurilingues da Secretaria Municipal de Educação, Laura Castillo, explica que a ênfase não está apenas no aspecto lingüístico mas também nos aspectos culturais comuns e diferentes entre os países que falam diferentes línguas e no conhecimento de suas culturas.

Os resultados são bons, os alunos aproveitam o aprendizado de uma primeira língua estrangeira e isto serve para encarar o ensino da segunda com otimismo. O programa portenho começou em 2001 em 12 escolas da cidade apenas com o primeiro grau e logo foram agregados os seguintes nessas esolas e se somaram outras até chegar a 26.

Em Buenos Aires o período que vai de primeira a sétima série corresponde ao ensino primário. Em algumas delas Português, Francês e Italiano podem ser a segunda lingua estrangeira e o Inglês a terceira. Em outras, é a segunda. Em sua maioria são escolas que adotam uma carga horária de 7 a 8 horas.

Carlos Noval, supervisor do Distrito 17, que já encaminhou alunos para essas escolas integrais, é um dos maiores entusiastas principalmente quando as crianças vêm transferidas de um país que fala Português, Italiano ou Francês, porque além do intercâmbio, “isso valoriza a auto-estima do aluno”.

Fonte: Radar Latino-americano
http://www.radar.pr.gov.br/radar/modules/noticias/index.php?storytopic=2
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.