Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

15/02/2013

21 de fevereiro: Dia Internacional da Língua Materna

Por: Time and Date

Todos os anos, em 21 de fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materno, da Organização das Nações Unidas (ONU), celebra a diversidade linguística mundial. O dia também serve para relembrar acontecimentos como a morte de quatro estudantes do Bangladesh, em 21 de fevereiro de 1952, porque eles se organizaram oficialmente para usar sua língua materna, o bengali.

O que as pessoas fazem nesse dia?
No Dia Internacional da Língua Materna, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e outras agências da ONU participam de eventos que promovam a diversidade linguística e cultural. Elas também estimulam as pessoas a preservarem seu conhecimento de suas línguas maternas, e a aprenderem e usarem mais de uma língua. Organizações governamentais e não-governamentais podem usar esse dia para anunciar políticas que estimulem ao aprendizado de idiomas e ajudem também nesse sentido.

Em Bangladesh, o dia 21 de fevereiro é o aniversário de um dia de enorme importância na história nacional. As pessoas depositam flores no Shaheed Minar (monumento dos mártires), compram pulseiras de vidro para si e para familiares mulheres; partilham de ceias especiais e organizam festas, além de organizar premiações e competições literárias. Esse dia é, enfim, quando se celebra a cultura de Bangladesh e a língua bengali.

O Instituto Linguapax, em Barcelona (Espanha), tem como objetivo preservar e promover a diversidade linguística no nível global. Todos os anos, instituto apresenta os ganhadores do Prêmio Linguapax no Dia Internacional da Língua Materna. A premiação é voltada para os que exercem um papel preponderante na educação para a diversidade linguística e educação multilinguística.

Em de 19 de fevereiro de 2006, um monumento relativo ao Dia Internacional da Língua Materna foi inaugurado no Parque Ashfield, em Sidney, Austrália. Ele consiste de uma tábua de ardósia erguida verticalmente sobre uma plataforma. Na superfície da pedra encontram-se imagens estilizadas do Shaheed Minar e do globo terrestre. Leem-se ainda a inscrição "Nós nos lembraremos dos mártires de 21 de fevereiro" (em inglês e bengali) e palavras em cinco alfabetos, que representam as línguas maternas dos cinco continentes.


Estas informações foram extraídas em 5 de fevereiro de 2013 do site timeanddate.com/, traduzidas e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.