Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

10/03/2008

Marina Colasanti no Paiol Literário em Ctba

Na próxima quarta-feira, dia 12 de março, o Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º, Prado Velho) volta a sediar os encontros mensais do projeto Paiol Literário. Em 2008, serão dez edições com grandes nomes da literatura brasileira. O bate-papo seguirá o mesmo formato dos dois primeiros anos, com a mediação do escritor e jornalista José Castello. Todos os encontros começam com as seguintes perguntas: “Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E Por que ler?”.
Os eventos serão realizados pelo jornal Rascunho, com apoio do Sesi Paraná e do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultura de Curitiba. Em 2006 e 2007, esta parceria proporcionou conversas entre o público curitibano e dezoito grandes personalidades da literatura nacional. Para a nova temporada, a primeira convidada é a escritora, jornalista e pintora Marina Colasanti.


Nascida em 1938, na Eritréa, na época uma colônia italiana no nordeste da África, Marina Colasanti já publicou 38 livros, entre contos, crônicas, ensaios e literatura infanto-juvenil. Foi duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti: em 1994, com Rota de Colisão (poesia), e em 1997, com Eu sei, mas não devia (contos).

Com formação em Belas Artes, Marina trabalhou por onze anos no Jornal do Brasil e 18 anos em revistas femininas. É autora ainda de E por falar em amor, Contos de amor rasgados, A morada do ser, A nova mulher, O leopardo é um animal delicado, entre outros.


Os encontros começam sempre às 20 horas. Mas os leitores do Rascunho que moram em outras cidades ou não puderem comparecer aos debates não ficarão de fora. As conversas entre os escritores e o público serão reproduzidas nas edições do jornal literário seguintes a do mês em que forem realizadas e na página do Rascunho na internet (www.rascunho.com.br).

Além de Marina, já confirmaram sua presença no Paiol Literário 2008, Antonio Carlos Viana, Nelson Motta, Marco Lucchesi, Sérgio Sant’Anna, Livia Garcia-Roza, Salim Miguel, João Paulo Cuenca, Bartolomeu Campos de Queirós e Luiz Ruffato (confira, abaixo, as datas de cada um dos participantes). Também apóiam o evento o Grand Hotel Rayon, a Macchina Áudio, a Tchukon Terapias e o Bar Madrid.

O mediador
José Castello, 56 anos, carioca, radicado em Curitiba, é jornalista e escritor. Trabalha como crítico literário para O Globo, Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e Rascunho, entre outros. É Mestre em Comunicação pela UFRJ. Foi editor do caderno Idéias do Jornal do Brasil e cronista e repórter literário do Caderno 2 de O Estado de S. Paulo. É autor, entre outros, de O homem sem Alma/ Diário de Tudo, Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão, Inventário das Sombras, Fantasma e Literatura na Poltrona. A editora Global publicou, em 1994, uma seleção de suas crônicas: As Melhores Crônicas de José Castello, organizada e prefaciada por Leyla Perrone Moisés.

Contrapartida
Além de contribuir para discussões que fortalecem a cultura nacional, o Paiol Literário também oferecerá uma contrapartida social. Neste ano, a entrada dos encontros será a doação de um livro adulto ou infanto-juvenil em bom estado. O material reunido ao final do ano será doado a instituições de apoio à leitura.

Segundo Paulino Viapiana, presidente da Fundação Cultura de Curitiba, “o Paiol Literário tem cumprido um papel muito importante, permitindo o diálogo entre o escritor e o leitor curitibano. É uma excelente oportunidade para quem lê e que fica ainda mais agradável num espaço como o Teatro Paiol, revitalizado em 2005, e que permite maior proximidade entre o público e o escritor convidado”.

Já para o diretor executivo do Sesi Paraná, José Antonio Fares, o Paiol Literário está em sintonia com a política da entidade, que prioriza a educação como base para os programas voltados aos trabalhadores da indústria. “A cultura abre as portas para o aprendizado em todas as áreas. Projetos como o Paiol Literário contribuem para ampliar a inserção da cultura no meio industrial e para intensificar a presença das indústrias paranaenses em eventos para o público em geral”, diz Fares.

PROGRAMAÇÃO DO PAIOL LITERÁRIO

- 12 de março (quarta-feira): Marina Colasanti
- 8 de abril (terça-feira): Antonio Carlos Viana
- 7 de maio (quarta-feira): Nelson Motta
- 12 de junho (quinta-feira): Marco Lucchesi
- 9 de julho (quarta-feira): Sérgio Sant’Anna
- 13 de agosto (quarta-feira): Livia Garcia-Roza
- 10 de setembro (quarta-feira): Salim Miguel
- 8 de outubro (quarta-feira): João Paulo Cuenca
- 6 de novembro (quinta-feira): Bartolomeu Campos de Queirós
- 10 de dezembro (quarta-feira): Luiz Ruffato

Serviço:
Paiol Literário, com Marina Colasanti e mediação de José Castello.
Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º, Prado Velho), (41) 3213-1340.
Dia 12 de março, quarta-feira, às 20 horas. O ingresso é um livro adulto ou infanto-juvenil em bom estado. Debate literário.

Fonte: http://www.nume.com.br/conteudo.php?id=1213
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.