Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

23/07/2014

Avanços na implantação do acordo ortográfico

Por: Portal Brasil

Documento apresenta avanços na implantação do acordo ortográfico. Processo de unificação ortográfica entre membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa está quase 100% finalizado


A implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, destinado a unificar a ortografia entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), está quase 100% implantado no Brasil e tem avançado nos demais países.

Informações sobre o progresso do acordo fazem parte de documento elaborado pela Comissão Nacional para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), encaminhado no mês de junho ao Senado Federal brasileiro.

O processo está em fase adiantada também em Portugal. Já em Cabo Verde, a implantação começa este ano. Em Moçambique, o Conselho de Ministros recomendou a ratificação do acordo para que possa ser implantado. Os demais países estão em vias de adotá-lo.

Sobre o acordo

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado multilateral destinado a unificar o uso do idioma português nos países da CPLP. O documento foi assinado em dezembro de 1990 por representantes de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em setembro de 2009, houve a adesão oficial do Timor Leste.

A Comissão Nacional para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa foi instituída em 15 de agosto de 2013 e assinada pelos ministros da Educação, das Relações Exteriores e da Cultura para apoiar a implementação dos planos de ação das políticas de promoção, valorização e difusão da língua portuguesa.

A imprensa brasileira passou a adotar a nova ortografia em janeiro de 2009 e as editoras, a publicar os livros conforme as novas normas estabelecidas.

Declaração

Durante a 11ª Cimeira Brasil–Portugal, realizada em junho de 2013, em Lisboa, foi assinada uma declaração conjunta pela Presidência da República e pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

No documento, os governantes ressaltam a importância da plena aplicação do acordo em todos os países da CPLP como forma de contribuir para o reforço da internacionalização da língua portuguesa.

Durante reunião, em Cabo Verde, no mês de maio, além da preparação do documento encaminhado ao Senado brasileiro, foi discutido o projeto do Vocabulário Ortográfico Comum (VOC). Em formato eletrônico, a obra é integrada por vocabulários ortográficos nacionais dos estados-membros da CPLP.



Estas informações foram extraídas do site brasil.gov.br/, em 12 de maio de 2014, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.