Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

06/04/2015

Livro infantil sobre separação

Livro infantil usa metáforas para falar sobre separação

Por Irinêo Baptista Netto - Gazeta do Povo

Lá e AquiLá e Aqui é um livro infantil dolorosamente bonito. Escrito por Carolina Moreyra e ilustrado por Odilon Moraes, textos e imagens falam com delicadeza sobre um tema difícil.

A história trata de uma família em que os pais acabam se separando e a metáfora pensada por Carolina para explicar o que ocorre tem a força do acontecimento que procura ilustrar: “Um dia, a casa se afogou”. Quem narra é a criança – que parece menino em certos momentos e menina, em outros (o fato de não ter um gênero definido é genial, ainda que não seja de propósito).

Pai e mãe vão um para cada lado, é quando “nossa casa virou duas”. A tristeza da separação (e as lágrimas causadas por ela) inspiram imagens surreais. Os peixinhos “vão morar nos olhos úmidos de minha mãe”, enquanto os sapos do jardim “levam os ensopados pés de papai para longe”.

Com o tempo, a tristeza perde força e uma nova vida se estabelece, em que a criança habita duas casas. “Um dia estou lá. Outro dia, aqui.” Você vira a página e a criança aparece lendo, vendo tevê com a mãe e lendo na cama com o pai. E a legenda diz: “Mas estou sempre em casa”.



Esta notícia foi extraída em 06/04/2015 do site www.gazetadopovo.com.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.