Disciplina - Lingua Portuguesa

Primo Basílio - Falta de Caráter

Drama. Brasil, 2007,106 min.; COR. Direção: Daniel Filho.

São Paulo, 1958. Luísa é uma jovem romântica e sonhadora, casada com Jorge. Certo dia, Luísa reencontra Basílio, seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho em Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana e Joana. Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a novamente. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir alguns benefícios.

Publicado em 1878, o romance "O Primo Basílio" é uma análise muito bem realizada acerca dos costumes e da família burguesa de Lisboa/ Portugal. O filme apresenta o enredo baseado na obra, mas transfere de Portugal/Lisboa para Brasil/São Paulo, e de 1878 (séc. XIX) para 1958 (séc. XX), trazendo, como pano de fundo histórico e gancho narrativo, a construção de Brasília.

Neste trecho, Jorge, o marido, retorna da viagem sem desconfiar da traição de sua esposa. O trecho mostra a atitude falsa da personagem Juliana, a empregada da família, que por saber da traição da esposa aproveita a situação e torna Luiza, a esposa, sua refém, atormentando-a. Com este trecho pode-se analisar a crítica do autor da obra literária a certos tipos de comportamentos que assolavam a sociedade da época. Também pode-se abrir discussão sobre as características das personagens, fazer relação desta adaptação com a obra literária, bem como trabalhar com a linguagem cinematográfica.

Idioma: Português

Palavras-chave: Primo Basílio. Eça de Queirós. Caráter. Falsidade. Valores. Literatura. Linguagem literária.

Duração: 57s

  • 13022
  • 36
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações