Disciplina - Lingua Portuguesa

Primo Basílio - Adultério

Drama. Brasil, 2007,106 min.; COR. Direção: Daniel Filho.

São Paulo, 1958. Luísa é uma jovem romântica e sonhadora, casada com Jorge. Certo dia, Luísa reencontra Basílio, seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho em Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana e Joana. Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a novamente. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir alguns benefícios.

Publicado em 1878, o romance "O Primo Basílio" é uma análise muito bem realizada acerca dos costumes e da família burguesa de Lisboa/ Portugal. O filme apresenta o enredo baseado na obra, mas transfere de Portugal/Lisboa para Brasil/São Paulo, e de 1878 (séc. XIX) para 1958 (séc. XX), trazendo, como pano de fundo histórico e gancho narrativo, a construção de Brasília.

Neste trecho, Basílio procura Luísa tarde da noite e, envolvida na situação, deixa-se levar e trai o marido. A partir dessa cena, pode-se abordar aquilo que o autor critica fortemente: o comportamento medíocre da família de classe média daquela época, fazendo uso do adultério como pano de fundo. Também se pode abrir discussão sobre as características das personagens, fazer relação desta adaptação com a obra literária, bem como trabalhar com a linguagem cinematográfica.

Idioma: Português

Palavras-chave: Primo Basílio. Eça de Queirós. Adultério. Crítica social. Literatura.

Duração: 56s

  • 14067
  • 51
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações