Disciplina - Lingua Portuguesa

Primo Basílio - Hipocrisia da Sociedade

Drama. Brasil, 2007,106 min.; COR. Direção: Daniel Filho.

São Paulo, 1958. Luísa é uma jovem romântica e sonhadora, casada com Jorge. Certo dia, Luísa reencontra Basílio, seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho em Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana e Joana. Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a novamente. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir alguns benefícios.

Publicado em 1878, o romance "O Primo Basílio" é uma análise muito bem realizada acerca dos costumes e da família burguesa de Lisboa/ Portugal. O filme apresenta o enredo baseado na obra, mas transfere de Portugal/Lisboa para Brasil/São Paulo, e de 1878 (séc. XIX) para 1958 (séc. XX), trazendo, como pano de fundo histórico e gancho narrativo, a construção de Brasília.

Neste trecho, Jorge, o marido de Luísa, viaja a trabalho e o primo Basílio, mau-caráter, irônico e com características de "Don-Juan", aproveitando-se da situação, passa a visitar a prima frequentemente, com intuito de reconquistá-la. Por meio dessas personagens com caráteres instáveis e atitudes inapropriadas, é possível perceber a hipocrisia da sociedade que o autor pretende evidenciar. Também é possivel fazer relação desta adaptação com a obra literária, bem como trabalhar com a linguagem cinematográfica.

Idioma: Português

Palavras-chave: Primo Basílio. Eça de Queirós. Crítica à sociedade. Hipocrisia. Literatura.

Duração: 02min10s

  • 13991
  • 48
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações