Disciplina - Lingua Portuguesa

Primo Basílio - Crítica aos Costumes

Drama. Brasil, 2007,106 min.; COR. Direção: Daniel Filho.

São Paulo, 1958. Luísa é uma jovem romântica e sonhadora, casada com Jorge. Certo dia, Luísa reencontra Basílio, seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho em Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana e Joana. Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a novamente. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir alguns benefícios.

Publicado em 1878, o romance "O Primo Basílio" é uma análise muito bem realizada acerca dos costumes e da família burguesa de Lisboa/ Portugal. O filme apresenta o enredo baseado na obra, mas transfere de Portugal/Lisboa para Brasil/São Paulo, e de 1878 (séc. XIX) para 1958 (séc. XX), trazendo, como pano de fundo histórico e gancho narrativo, a construção de Brasília.

Neste trecho, em uma Ópera, típico evento frequentado pela burguesia da época, acontece o reencontro entre Basílio e Luísa, primos e ex-namorados. Assim como na obra de Eça de Queirós, esse encontro é o despertar de uma antiga paixão. O autor, por meio de uma família típica da burguesia, constituída pela esposa dedicada e marido bem sucedido, trava críticas às instituições sociais, a fim de evidenciar e analisar as mazelas da sociedade. Além de fazer esta análise, também se pode relacionar essa adaptação com a obra literária, e trabalhar com a linguagem cinematográfica.

Idioma: Português

Palavras-chave: O primo Basílio. Eça de Queirós. Literatura. Burguesia. Costume. Família. Crítica.

Duração: 03min36s

  • 13682
  • 52
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações