Disciplina - Lingua Portuguesa

Eureka Vestibular 2007 - Literatura 2 - Arcadismo - Parte 1

Videoaulas ministradas por professores de ensino médio, focando a preparação para o vestibular. Os conteúdos das disciplinas foram pautados por meio de apostilas, e tiveram a orientação e supervisão do Departamento de Ensino Básico da SEED. Realizado em 2007.

Neste vídeo, o professor Marlus apresenta a aula de Literatura, tendo como foco o período Arcadismo. Este período tem como característica a paixão pela natureza e o cenário de Minas Gerais, bem como outros apresentados pelo professor: influências ideológicas do Iluminismo; influências estéticas do Classicismo greco-latino e renascentista; racionalismo predominando sobre o sentimentalismo e a religiosidade; preocupação com a educação moral e intelectual; combate aos exageros verbais do Barroco; linguagem mais simples, direta, objetiva; a natureza como modelo de sabedoria, harmonia e felicidade; bucolismo, pastoralismo, exaltação da vida no campo.

O autor também cita os três tipos de poesia desse período: poesia lírica - voltada ao amor; poesia satírica; e poesia épica - que traz o cenário de Vila Rica e Ouro Preto, do Estado de Minas Gerais. Destaca, ainda, os poetas inconfidentes que contribuiram com a literatura arcade: Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto, da poesia lírica; e Tomás Antônio Gonzaga, o Dirceo, da poesia épica.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Literatura. Arcadismo. Poesia lírica. Poesia satírica. Poesia épica.

Duração: 14min11s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período em que ele foi editado.

  • 12929
  • 1380
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações