Disciplina - Lingua Portuguesa

Sequência de Aulas - Produção de uma Fotonovela

Autora: Professora Ana Paula Istschuk – Curitiba/PR
Ícone Download
Aulas na íntegra para impressão

1. Nível de ensino
: Fundamental anos finais – 8º ano

2. Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social

2.1 Conteúdo Básico: Gêneros discursivos.
2.2 Conteúdo Específico: Elementos composicionais do gênero ; Marcas linguísticas; Conteúdo temático


3. Objetivos
  • Ler em diferentes contextos (visual e verbal).
  • Identificar as diferentes linguagens – visual, verbal e escrita.
  • Analisar e interpretar as imagens (textos não verbais).
  • Reconhecer a relação entre a escrita e a imagem no contexto de produção do gênero Fotonovela.

    4. Número de aulas estimado: 5 horas-aula

    5. Justificativa

    Sabe-se que a abordagem pedagógica para o ensino/aprendizagem de Língua Materna deve acontecer com base na concepção interacionista de linguagem. Nesse sentido, a Língua deve ser trabalhada, na sala de aula, por meio dos gêneros discursivos, considerando que, antes de o gênero constituir um conceito, é uma prática social. Nesse contexto que essa sequência de aula se configura. É importante que, o professor ao propor um trabalho com os gêneros discursivos, proporcione aos alunos a compreensão dos usos da língua e, com base nessa premissa, essas aulas pretendem, por meio das atividades de leitura e escrita, que o aluno possa compreender os sentidos que essa língua em uso estabelece, quando ele, consciente desse uso, escolhe um ou outro elemento linguístico. Para que o aluno atinja essa autonomia e possa realizar essas escolhas, nessas aulas serão explorados os recursos linguísticos e enunciativos do texto.

    6. Encaminhamento


  • Icone aula 1
    1ª Aula

    icone aula 2
    2ª Aula

    ìcone aula 3
    3ª Aula

    Ícone aula 4
    4ª Aula

    aula 5
    5ª Aula


    7. Relações interdisciplinares

    Alguns aspectos abordados nesse trabalho, como, por exemplo, planos fotográficos, disposição de imagens, enquadramentos, linguagem corporal, dramatização e outros, o professor estará desenvolvendo nos estudantes conhecimentos relacionados às disciplinas de Arte e Educação Física.

    8. Aprendizagem esperada

    Espera-se que o aluno compreenda as especificidades do gênero estudado, sendo capaz de identificar as diferentes linguagens, compreendendo os usos da língua. E ainda, que possa reconhecer a relação entre a escrita e a imagem no contexto de produção do gênero Fotonovela. 


Ícone Fontes de Pesquisa Referências


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: