Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

24/02/2014

Lançada a Olimpíada de Língua Portuguesa

Por: Escrevendo o Futuro

A edição 2014 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro começa oficialmente nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, a partir das 18h, com o lançamento do programa no Instituto Itaú Cultural em São Paulo. O evento será aberto pelo Ministro da Educação, José Henrique Paim, por Antonio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social e por Maria Alice Setubal, presidente de Conselho Administrativo do Cenpec.

A cerimônia será transmitida ao vivo pela Internet por meio do Portal do Professor, do Ministério da Educação. Ela também será o tema de uma edição especial do programa Salto para o Futuro, da TV Escola, canal do MEC na TV Brasil, que irá ao ar no dia 26, às 17h, entrevistando professores que já participaram da Olimpíada, além de representantes da Undime, do Consed e do Canal Futura. Para saber mais, acesse: http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/o-programa.asp.

Os sete polos da Olimpíada
A Olimpíada está dividida em sete polos. O primeiro reúne os Estados da região Norte do país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins; outro polo engloba os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A região Nordeste está dividida em dois: Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte formam o primeiro; Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, o segundo. O Sudeste também se divide em dois: um polo abriga só os estudantes e professores do Estado de São Paulo e o outro reúne Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por fim, o sétimo polo é formado pelos Estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Adesão, inscrições e seleção de textos serão feitas pela Internet
Com metodologia de trabalho articulada aos conteúdos previstos nos programas oficiais, a Olimpíada é mais que um concurso de textos, já que realiza ações de formação de professores para atividades com gêneros de escrita. Todo o processo de inscrição, envio e seleção de textos, em todas as etapas, será feito no Portal Escrevendo o Futuro. Mesmo professores que participaram de edições anteriores e que já estejam cadastrados no portal deverão fazer sua inscrição. Ela começa em 24 de fevereiro, a partir das 18h, e termina à meia-noite de 30 de abril (veja aqui o calendário da Olimpíada). Mas para que o professor possa participar do concurso, mesmo que tenha se inscrito, é preciso que a secretaria estadual ou municipal de Educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado – faça a adesão ao projeto no mesmo período de inscrição.

Podem participar professores de escolas públicas que estejam lecionando para turmas do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Ao realizar a inscrição, o professor também poderá se cadastrar no Portal da Olimpíada, tendo acesso a material didático exclusivo – cadernos virtuais, livros de orientação, coletâneas de textos e CDs – desenvolvidos especialmente no âmbito do Programa. Também poderá participar de cursos de formação on-line, além de começar a receber a revista Na Ponta do Lápis, publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente. O programa trabalha com um gênero específico e apropriado para cada série: Poema com 5º e 6º anos (ou 4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental; Memórias literárias com 7º e 8º anos (ou 6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental; Crônica com 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; Artigo de opinião com 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um projeto em parceria da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação, e tem a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Acesse a página com fôlderes, cartazes e vídeos da Olimpíada.



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed. Nota: A Seed já fez a adesão à Olimpíada de Língua Portuguesa.


Estas informações foram extraídas do site escrevendoofuturo.org.br/, em 24 de fevereiro de 2014, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.