Disciplina - Lingua Portuguesa

Formação em Ação – A Leitura e a Problematização no Processo de Ensino-Aprendizagem 1

Programa realizado em outubro de 2014, em que os professores Lucimar Donizete Gusmão, Vilma Lenir Calixto, Tiago Ungericht Rocha e Otto Henrique Martins da Silva fazem uma discussão sobre a dimensão epistemológica da leitura e da problematização no processo de ensino-aprendizagem das diferentes disciplinas do conhecimento. Eles apontam a importância de o professor compreender essa dimensão e a partir dela conceituar e repensar questões relativas à interpretação, ao texto, explicando também a diferença entre problematização e resolução de problemas. Além disso, explicam como deve ser feito o encaminhamento metodológico nessa perspectiva.

Nesta primeira parte, os professores falam sobre a importância de o professor compreender a dimensão epistemológica da leitura e da problematização no ensino e aprendizagem, e a importância de conceituar e repensar as questões relativas à interpretação e ao texto. Além disso, os professores explicam a diferença entre problematização e resolução de problemas, e fazem alguns apontamentos sobre que potencialidades a leitura e a problematização apresentam ao ensino.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Conhecimento científico. Fragmentação do saber. Escola. Proposta pedagógica curricular. Plano de trabalho docente.

Duração: 46min 44s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 6778
  • 2
fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações